Coisas que você deve saber

Obesidade é doença complexa. Em uma revisão ampla, foram descritas pelo menos 190 doenças relacionadas à obesidade (UPADHYAY, J. et al. Obesity as a disease. Medical Clinics, v. 102, n. 1, p. 13–33, 2018. ).

O mais desafiador é que obesidade é doença de prevalência e incidência crescente em todo o mundo, ou seja, uma verdadeira pandemia. Para que tenhamos uma idéia do impacto desta doença, na última década o crescimento da obesidade na população adulta atingiu expressivos 85%.

Para calcular seu IMC e saber se está obeso, clique aqui.

O tratamento da obesidade exige esforço do paciente e integração em um plano multidisciplinar, que envolve mudanças nutricionais, atividade física, manejo do estresse, medicações e, em casos indicados, cirurgia bariátrica.

Nutrição:

Mudanças nutricionais não significa apenas uma dieta com redução do volume de alimentos ingeridos diariamente.

É necessário compreender que todos possuímos trilhões de bactérias, elas constituem nossa flora intestinal ou microbioma. O microbioma natural é responsável por uma interação benéfica com o organismo, pois produzem desde vitaminas a aminoácidos e pró-hormônios.

Cada um de nós possui um microbioma próprio, individualizado, porém o grupo principal de bactérias nativas é o mesmo entre indivíduos.

Os estudos das últimas décadas têm demonstrado a substituição do microbioma nativo por bactérias “predadoras” que, ao invés de atuarem em sinergia com o organismo, produzem substâncias tóxicas, como LPS (lipopolissacarídios) que provocam aumento da permeabilidade intestinal e propiciam processos inflamatórios crônicos, ou metainflamação.

A dieta para obesidade deve envolver estratégia para recuperação da flora nativa, através do uso de alimentos prebióticos e alimentos e suplementos antinflamatórios.

A análise genética da flora intestinal do paciente é realizada pela Clínica Daher em parceria com o BioHume.

Atividade Física:

Atividade física é fundamental na mudança do estilo de vida. Os benefícios de uma vida ativa vão desde a mobilidade ao aumento da expectativa de vida.

Para que a atividade física seja eficaz, deve-se conhecer o metabolismo do indivíduo, no caso, do nosso paciente.

Avaliação do metabolismo pode ser realizada por métodos indiretos, por estimativas, ou por método direto e eficaz, a calorimetria direta por infravermelhos.

Na Clínica Daher realizamos calorimetria direta por infravermelhos (saiba mais clicando aqui). A calorimetria direta por infravermelhos permite orientação precisa da atividade física necessária para cada paciente, além de fornecer dados de grande precisão sobre a taxa metabólica de repouso, sobre o metabolismo cerebral, nível de estresse e composição corporal.

Tratamento medicamentoso:

A estratégia medicamentosa no tratamento da obesidade é individualizada de acordo com vários fatores, incluindo IMC atual, comorbidades, comportamento alimentar, nível de estresse, qualidade do sono e atividades diárias de cada um.

Não prometemos resultados, mas propomos mudanças capazes de melhorar em muito a qualidade de vida de cada um.

Medicina