Hipotireoidismo, o que você deve saber, o que seu médico deve informar.

O QUE É HIPOTIREOIDISMO? Quando seu médico diz: “Você está com Hipotireoidismo”, significa que você apresenta sintomas compatíveis com baixa função da sua glândula tiróide, ou seja, sua tiróide está produzindo pouco hormônio. MILHÕES DE PESSOAS SÃO ACOMETIDAS O hipotireoidismo é muito comum. É difícil estimar o número de pacientes com a doença, pois muitas pessoas têm Hipotireoidismo e não sabem. Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros têm Hipotireoidismo, a grande maioria ainda não diagnosticada. O Hipotireoidismo pode ser encontrado em homens e mulheres. Sua incidência aumenta com a idade, sendo quatro vezes mais freqüente nas mulheres, principalmente após os 50 anos. QUEM TEM MAIS CHANCE DE APRESENTAR OU DESENVOLVER HIPOTIREOIDISMO? • Mulheres, especialmente acima dos 40 anos; • Homens acima dos 65 anos; • Mulheres em período pós-parto (6 meses após o parto); • Pessoas que já tiveram doenças de tiróide anteriormente; • Pessoas com história familiar de doenças auto-imunes da tiróide (Tiroidite de Hashimoto) • Pessoas que apresentam outras doenças auto-imunes como: Diabetes Tipo l, Lúpus e Artrite Reumatóide; • Pessoas tratadas anteriormente de Hipertireoidismo; • Pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabeça e pescoço; • Pessoas em uso de lítio ou amiodarona. QUAL A CAUSA DO HIPOTIREOIDISMO? O Hipotireoidismo pode ter diversas causas. A mais comum é a que decorre da doença de Hashimoto. Esta doença aparece quando o organismo, por razões desconhecidas, não reconhece a tiróide como parte do próprio corpo e o sistema imune prejudica o seu funcionamento. A tiróide, assim alterada, produz menos hormônios. O Hipotireoidismo também aparece em pessoas submetidas à cirurgia da tiróide ou que se tratam de Hipertireoidismo (aumento da função tiroidiana) com iodo radioativo ou radioterapia. Algumas crianças nascem com Hipotireoidismo por falta da glândula tiróide ou por mau funcionamento. Estas crianças devem ser tratadas imediatamente e por toda a vida, para que elas possam se desenvolver normalmente. SINAIS E SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO Como o hormônio da tiróide afeta praticamente todas as células do seu corpo, você pode apresentar uma grande variedade de queixas se estiver com Hipotireoidismo: • Cansaço; • Depressão; • Pele ressecada; • Cabelos ásperos; unhas quebradiças; • Constipação intestinal (prisão de ventre); • Anemia; • Fadiga; • Perda de apetite; • Aumento de peso; • Períodos de menstruação irregular ou ausente; • Tornozelos e rosto inchados; • Colesterol elevado; • Às vezes, pressão baixa. EFEITOS DO HIPOTIREOIDISMO A carência de hormônios da tiróide afeta as pessoas de diferentes maneiras. Pode causar diversos problemas. Cérebro   - Dificuldade de concentração, depressão; Pele e cabelo  - Queda de cabelos, ressecamento da pele; Músculos   - Fraqueza, dor e fadiga; Fígado   - Colesterol alto; Órgãos reprodutivos  - Alterações menstruais e infertilidade; Coração   - Diminuição do ritmo cardíaco; Aparelho digestivo  - Constipação intestinal (prisão de ventre); Rins    - Retenção de líquidos; Outros sintomas  - Apatia (desânimo); ganho de peso; dores articulares. UM SIMPLES EXAME DE SANGUE COMPROVA O DIAGNÓSTICO No passado, o Hipotireoidismo era, em geral, diagnosticado quando já estava em estágio avançado. Hoje, a sensibilidade dos novos testes laboratoriais possibilita o diagnóstico em fase muito precoce. Um destes exames, TSH (hormônio estimulador da tiróide), mede a quantidade deste hormônio que está circulando no sangue e informa como está funcionando sua tiróide. O TRATAMENTO CORRETO GARANTE BOA SAÚDE É indispensável tratar o Hipotireoidismo, pois a falta de tratamento pode ocasionar sérios danos para a sua saúde. Os riscos da falta de tratamento do Hipotireoidismo diferem de pessoa para pessoa. Nos recém-nascidos (Hipotireoidismo congênito), tratamento imediato é fundamental para prevenir o retardo mental, atraso no crescimento e outras anormalidades importantes. Esta é a razão pela qual todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao “Teste do Pezinho”. Crianças e adolescentes com Hipotireoidismo podem ter seu desenvolvimento mental e físico seriamente comprometidos, se não forem prontamente tratados. Nos adultos, as conseqüências do não tratamento do Hipotireoidismo podem provocar considerável desconforto ou incapacidade. Se o Hipotireoidismo for acentuado, o não tratamento pode resultar em alterações mentais e cardíacas de maior gravidade. Como a maioria dos casos de Hipotireoidismo resulta de danos irreversíveis da glândula tiróide, não existe tratamento que proporcione a cura definitiva. A reposição hormonal é o tratamento de escolha do Hipotireoidismo e visa repor op hormônio que a tiróide não consegue produzir. O hormônio sintético da tiróide usado no tratamento é chamado de levotiroxina sódica. DURAÇÃO DO TRATAMENTO A levotiroxina funciona no organismo exatamente como o hormônio natural da tiróide. É indispensável tomar os comprimidos de levotiroxina diariamente, para que o objetivo seja alcançado. Para a grande maioria dos pacientes, o Hipotireoidismo é definitivo, portanto, o tratamento deverá ser instituído por toda a vida. PRECISÃO NA DOSAGEM A quantidade necessária de levotiroxina varia de pessoa para pessoa. Seu médico solicita exames muito sensíveis de laboratório para determinar a melhor dosagem de levotiroxina. Por isto, é importante seguir as instruções do seu médico, tomando a dose recomendada de levotiroxina, diariamente. MELHORA LENTA E GRADUAL DO HIPOTIREOIDISMO Os sintomas do Hipotireoidismo não desaparecem assim que você inicia o tratamento com hormônios da tiróide. Se você mantiver o tratamento, tomando os comprimidos de levotiroxina diariamente notará uma lenta e progressiva melhora na sua aparência e bem estar. Mesmo que você tenha um Hipotireoidismo acentuado, alguns meses após o tratamento sentirá alívio de todos os seus sintomas. Mas não se esqueça: sentir-se melhor não significa que você pode parar de tomar o hormônio da tiróide! Ainda que os sintomas tenham diminuído, é importante continuar o tratamento. Os comprimidos que você está tomando substituem o hormônio que sua tiróide não fabrica mais em quantidades suficientes. Se você parar de tomar a medicação, seu organismo terá a função do hormônio sintético diminuída nos períodos subseqüentes e cm isso, nas semanas seguintes, seus velhos sintomas deverão retornar gradualmente. PARA VOCÊ, QUE JÁ ESTÁ EM TRATAMENTO COM LEVOTIROXINA SÓDICA (HORMÔNIO TIROIDIANO), SEGUEM ALGUNS PONTOS: 1. Visite seu médico regularmente e entenda o propósito do seu tratamento. 2. Tome seu medicamento todo dia, de preferência de manhã cedo, em jejum. 3. Caso inicie um tratamento para outro problema, avise ao seu médico que está em uso de levotiroxina. Alguns medicamentos interferem com os resultados dos exames laboratoriais e com a ação da levotiroxina. 4. Avise ao seu médico quando engravidar ou iniciar um tratamento para outras condições. Ele assim poderá ajustar a dose de reposição do hormônio tiroidiano. 5. Comente sempre com seu médico o aparecimento de novas reações ou sintomas. 6. Faça os exames laboratoriais periodicamente, conforme a solicitação de seu médico. 7. Lembre-se de que a substituição de uma marca de hormônio sintético por outra e o ajuste de doses só podem ser feitos pelo médico.